domingo, 17 de maio de 2009

Namorar? Isso me assusta!


Eu nunca tive um namorado. Oportunidades? Tive várias! Só que quando as coisas começaram a ficar um pouco mais sérias, tendendo a virar um compromisso, eu arrumava um jeito de afastar a pessoa e ficar sozinha. Segundo minha psiquiatra, isso é devido a meu medo da rejeição. Tenho medo de a pessoa me achar feia, esquisita, diferente dos demais...tenho medo de contar sobre minha doença e ser taxada de doida.

Eu ouço muito as pessoas que sofrem de TAS reclamarem que nunca tiveram um relacionamento, que de alguma forma, nada nesse sentido acontece. Você já parou pra pensar se dá oportunidade para isso acontecer? Já parou pra pensar na sua linguagem corporal na hora que alguém tenta se aproximar?

Nesse momento, estou vivendo uma situação assim. Na verdade, nunca estive tão próxima de ser pedida em namoro. Se isso me causa incômodo, me deixa insegura? MAS É CLARO! Pensa que só porque eu escrevo esse blog aqui, tomo remédios ou qualquer coisa do tipo, eu não tenho medo e não sofro? Gente, isso está na minha mente todos os dias e de alguma forma, eu me sinto obrigada a encarar mais esse desafio.

Eu sei que ele gosta de mim e quanto a ele, estou tranquila. O que me deixa nervosa é conhecer os outros: família, amigos, viver situações de exposições. Fico pensando se vou dar conta, e vou conseguir compater meus pensamentos automáticos, se vou conseguir me manter em pé nos momentos sociais. MEDO DEMAIS!

Será que tem alguém lendo isso daqui? Se tiver, saiba que, apesar de tudo, é necessário se arriscar e não tem pra onde correr. Infelizmente, a coisa funciona assim. Espero que esteja tudo bem por aí...

4 comentários:

  1. pelo menos vc tem a sorte de ser mulher;
    para um homem a coisa fica bem mais difícil, porque sempre quem toma a iniciativa é o homem, e para quem é fóbico, isso é quase impossível.

    ResponderExcluir
  2. "pelo menos vc tem a sorte de ser mulher;
    para um homem a coisa fica bem mais difícil, porque sempre quem toma a iniciativa é o homem, e para quem é fóbico, isso é quase impossível."

    Concordo totalmente
    Ta difícil

    ResponderExcluir
  3. pelo menos vc tem a sorte de ser mulher;
    para um homem a coisa fica bem mais difícil, porque sempre quem toma a iniciativa é o homem, e para quem é fóbico, isso é quase impossível.

    verdade absoluta.

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu também sou fóbico, homem, tenho 27 anos e também nunca namorei, estive a fim de me matar recentemente e e entendo muito bem quem passa por isso, estou começando a TCG que procurei espontaneamente.

    Sobre conhecer a família dele, fala com ele pra vocês fazerem isso devagar, numa primeira vez, quando passarem pela casa dele, vão quando só tiver a mãe dele, por exemplo, ou outra pessoa, mas conheça uma só pessoa da família dele de cada vez, de preferência e dêem uma passada rápida, não se demorem muito nem fiquem pra comer na primeira vez e pede pra ele não deixar ficar aquele silêncio se tu ou quem tu for conhecer pararem de falar. Numa próxima vez já dá pra ir lá quando tiver a mãe dele e mais alguém. E vá fazendo assim, não vá conhecer toda a família duma vez só, em um almoço ou janta, por exemplo. Essas coisas difíceis pra fóbicos não devem começar a ser feitas pelo modo mais extremamente difícil.


    Espero ( e é indispensável ) que vocês conversem com freqüência e com clareza sobre fobia social e não seja uma coisa que ele só ouviu tu falar por alto e mal tem idéia do que ( e COMO ) seja . Já vi muitas vezes gurias que são fóbicas dizendo que preferam caras que não são, porque els sozinhas já são complicadas demais. É burrice, esperar compreensão de alguém que não tem conhecimento de causa. Ele tem que saber como as coisas são. Meu msn é heavy_riff@hotmail.com se alguém quiser conversar. Espero que vocês fiquem todos bem.

    ResponderExcluir